como funciona pancakeswap

Veja como funciona o pancakeswap (CAKE), criptomoeda disponível na NovaDAX

Com a 38ª colocação no ranking de criptomoedas da CoinMarketCap, veja como funciona Pancakeswap, a novidade que a NovaDAX oferece aos seus clientes. A DeFi lançada pela Binance Smart Chain em 2020 tem formato automatizado e promete agilidade nas transações. Ficou interessado? Confira no post abaixo as características dela!

Como funciona o Pancakeswap?

O pancakeswap é uma plataforma DEX com base na Binance Smart Chain. Assim como a sushiswap, da Ethereum, a DeFi (Descentralized Finance) também tem nome de comida e um design parecido, que traz conceitos de gamificação às operações.

A criptomoeda utiliza o AMM (Automated Market Maker), que permite que você negocie ativos digitais na plataforma, mas sem um livro de ordens em que são feitas as correspondências com outro usuário. Isso acontece porque, nela, o trade é feito em um pool de liquidez preenchido com os fundos de outros usuários.

Ao depositar esses fundos no pool, os usuários recebem tokens de provedores de liquidez (Liquidity Provider Tokens – LP). Esses tokens, por sua vez, podem ser usados para resgatar participações e receber taxas de trading.

O que é DeFi?

Basicamente, DeFi é quando você não precisa enviar seus ativos para uma exchange, ou seja, centralizá-los em algum lugar. Nesse caso, deve-se pagar taxas de rede, já que um ativo será trocado pelo outro, diretamente de uma carteira privada.

Assim, o usuário pode fazer várias atividades sem perder a custódia dos ativos, participando de exchanges, derivativos, tokens sintéticos e sistemas de pagamentos variados. Isso se deve aos smart contracts, uma ferramenta que estrutura um conjunto de regras em um blockchain, facilitando a auto-execução das transações.

Qual é a segurança do Pancakeswap?

A plataforma é uma DeFi auditada pela CertiK, uma empresa de segurança para blockchain conhecida mundialmente. Portanto, o projeto tem boa reputação, mas não é 100% seguro, já que depositar fundos em um smart contract sempre tem algum risco relacionado aos bugs.

Farming, Staking e loteria

A maneira como funciona o pancakeswap também possibilita usos distintos para o seu token, o CAKE. Veja abaixo:

Farming

O farming é uma estratégia que consiste em usar seus tokens CAKE para ganhar mais deles. Funciona como um empréstimo dos fundos da sua carteira por meio de smart contracts. Em troca desses serviços, você recebe algumas taxas pagas em criptomoedas.

Para obter retornos, os farmers usam diversas estratégias sigilosas, já que, se as pessoas souberem e passarem a fazer as mesmas “jogadas”, a eficiência será menor. Isso acontece no mercado de DeFi, em que cada investidor que aplica essa abordagem vai competir com os outros para obter os melhores resultados possíveis.

Staking

Essa prática é uma alternativa de mineração que exige menos recursos que a maneira tradicional. Funciona como um apoio à manutenção de fundos, mantendo a segurança nas operações de uma rede blockchain. Ou seja, o staking consiste em manter as criptomoedas bloqueadas na rede em troca de recompensas.

Trazendo ao modo como funciona o pancakeswap, o staking pode ser feito em pools nomeados SYRUP. Nesse espaço, você aprova o saque de seus tokens e seleciona a quantidade de CAKE a ser adicionada. Então, automaticamente você recebe as recompensas do pool. Para retirá-las, basta colher clicando no botão harvest.

Loteria

O pancakeswap conta também com uma loteria, em que o investidor pode comprar um bilhete com 10 CAKE. Ele apresenta uma combinação totalmente aleatória de quatro dígitos entre 1 e 14 em que, para vencer, os números sorteados precisam ser exatamente iguais aos seus, inclusive na posição.

NFTs no pancakeswap

Outra possibilidade existente no pancakeswap é ganhar NFTs (non-fungible token) que podem ser negociados em troca de CAKE ou até guardados como itens de colecionador. Para participar, basta se registrar quando houver disponibilidade. Vale ressaltar que as escolhas são aleatórias.

IFOs no pancakeswap

O pancakeswap também apresenta IFOs (Initial Farm Offerings), que são os lançamentos de um token para os usuários por meio de farming. Nesse caso, o investidor utiliza tokens LP de um pool que seja compatível, assim obtém acesso ao lançamento em questão.

Negocie pancakeswap na NovaDAX!

A NovaDAX conta com pancakeswap – CAKE em seu portfólio, que pode ser acessado de maneira fácil, segura e intuitiva. Confira também nossas condições e taxas acessíveis para desenvolver sua carteira de criptomoedas conosco.

Acesse nossa página de compra e venda para ver o desempenho em tempo real do pancakeswap e das outras criptomoedas disponíveis. Lá, você encontra o saldo disponível, faz simulações e dá ordens de compra e venda quando quiser.

Somos a primeira corretora do Brasil com cartão de crédito pré-pago de Bitcoin,  total integração às funcionalidades da nossa plataforma e sem burocracia. Pague suas despesas diárias e faça compras com criptomoedas da sua conta NovaDAX com conversão instantânea para real, de maneira segura e rápida.

Compartilhe