Topo Duplo — O Que É e Como Interpretar

É muito importante analisar gráficos para encontrar tendências dos ativos financeiros e adaptar suas estratégias para que possa tirar vantagem do cenário atual. Em uma dessas leituras você pode identificar um topo duplo. Mas, o que essa reversão significa e como atuar nesse caso? 

Continue lendo para entender como funciona!

O que é um topo duplo?

O topo duplo é um padrão gráfico encontrado em uma análise de suporte e resistência — na qual as cotações que chegam mais abaixo se caracterizam como suporte das movimentações, enquanto os picos são a resistência.

Esse movimento aparece da seguinte forma: o ativo, ao chegar na resistência, apresenta uma queda brusca até o suporte. Depois, volta a subir mais ou menos na mesma velocidade que caiu, até atingir, mais uma vez, a resistência. A partir daí, ele volta a desvalorizar novamente.

Ao olhar um gráfico, é possível identificar esse movimento em formação quando as linhas formam a letra N. Após a conclusão dessa tendência, essa linha irá formar a letra M.

Como interpretar o topo duplo?

Em geral, o topo duplo ocorre depois que houve uma tendência de alta do ativo. Ou seja, ele apresentava um bom índice de crescimento até que sofreu uma queda, se recuperou brevemente, mas não conseguiu superar a resistência previamente atingida e voltou a cair. 

Então, esse padrão representa uma reversão de tendência. Isso significa que, a partir desse momento, deve haver uma desvalorização no mercado financeiro. 

Para ter certeza de que se trata de um topo duplo, é importante verificar se houve rompimento do suporte — ou seja, o valor do ativo atingiu níveis mais baixos que na última vez. A partir daí, é possível fazer duas projeções de queda:

  1. usando a altura gráfica entre o ponto de suporte e o ponto de resistência, para calcular a distância que será percorrida abaixo da linha de rompimento do suporte;
  2. identificando qual foi a mínima atingida antes da criação do padrão de topo duplo.

O que fazer nesse caso?

Caso esteja acompanhando a movimentação de algum de seus investimentos e perceba a possibilidade de reversão de tendência, o ideal é procurar mais indicadores e formas de análise gráfica para verificar se, desde outros pontos de vista, essa é uma projeção verídica.

Uma vez confirmada a possibilidade de queda, considere vender enquanto ainda está valorizado e, se estiver pensando em comprar mais, aguarde até o rompimento do suporte para garantir um valor mais baixo.

Entendeu o que é topo duplo? Então continue lendo o blog da NovaDAX para conhecer técnicas de análises gráficas!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *