Semana da Moeda: WBTC listado na NovaDAX

Agora você pode negociar WBTC com BRL e USDT na NovaDAX!
O Wrapped Bitcoin (WBTC) é uma versão convertida do bitcoin que pode ser usada na crescente rede de aplicativos descentralizados da Ethereum. O protocolo WBTC aumentou a liquidez para o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) e deu aos detentores de Bitcoins acesso a uma variedade de serviços financeiros que não estavam disponíveis anteriormente.

O que é Wrapped Bitcoin (WBTC)?

Wrapped Bitcoin (WBTC) é um Bitcoin convertido para usar no ecossistema Ethereum. Lançado em janeiro de 2019, o WBTC é um token Ethereum que é garantido individualmente por bitcoin (BTC), o que significa que um WBTC é sempre igual a um bitcoin. O token WBTC permite que os usuários interajam com uma variedade de aplicativos descentralizados da Ethereum (DApps) e, em particular, o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) da Ethereum.
O token WBTC foi construído usando o padrão de token ERC-20 da Ethereum para fornecer liquidez de Bitcoin ao ecossistema DeFi. Os investidores que possuíam apenas Bitcoin anteriormente não podiam acessar e usar os DeFi DApps sendo construídos no protocolo Ethereum, e os projetos DeFi identificaram uma oportunidade de aproveitar a maior capitalização de mercado e maior volume de negociação da comunidade Bitcoin por meio de tokens wBTC Ethereum.
WBTC é usado como garantia, ou uma garantia para o reembolso do empréstimo, ao fazer um empréstimo em criptomoeda em plataformas DeFi. Após o reembolso da cripto emprestada, a garantia, na forma de WBTC, será devolvida. Se a garantia for liquidada, o WBTC será recuperada pela plataforma.

Quais são as vantagens do Wrapped Bitcoin (WBTC)?

O WBTC traz maior liquidez ao ecossistema Ethereum, incluindo corretoras descentralizadas (DEXs) e aplicativos financeiros. Hoje, a maior parte do volume de negociação ocorre em corretoras centralizadas com Bitcoin. O WBTC muda isso, trazendo a liquidez do Bitcoin para DEXs e tornando possível o uso do Bitcoin para negociações de tokens.
WBTC padroniza Bitcoin para o formato ERC20, criando contratos inteligentes para o Bitcoin. Dessa forma, escrever contratos inteligentes que integram transferências de Bitcoin se torna mais fácil. Manter vários nós e gerenciar tipos de transações para oferecer suporte a várias moedas pode ser oneroso. Agora, as corretoras, carteiras e aplicativos de pagamento só precisam lidar com um nó Ethereum.

Como funciona o WBTC?

O WBTC é criado quando você solicita tokens ERC-20 baseados em Ethereum de um comerciante em troca do seu bitcoin. Após o recebimento da solicitação, o comerciante realiza um processo Know Your Customer (KYC) e Anti-Lavagem de Dinheiro (AML) para verificar sua identidade e inicia uma transação com um custodiante (BitGo é atualmente o único custodiante para WBTC). O custodiante então cria uma certa quantidade de wBTC e os envia para o endereço do comerciante Ethereum.
Em seguida, você e o comerciante realizam uma negociação por meio de uma corretora centralizada (CEX) ou uma transação ponto a ponto (p2p) em uma corretora descentralizada, deixando o comerciante com BTC e você com seu WBTC. Assim que a transação for finalizada, você terá a opção de utilizar seus tokens WBTC em várias plataformas DeFi, como Compound e MakerDAO. Quando você desejar converter seu WBTC de volta em bitcoin, você faz uma solicitação novamente ao comerciante e o WBTC será negociado de volta. Depois, o comerciante destruirá o WBTC.

Quem criou o Wrapped Bitcoin?

Os desenvolvedores iniciais do protocolo Wrapped Bitcoin são BitGo Inc, Kyber Network e Ren (anteriormente Republic Protocol). Eles lançaram o whitepaper WBTC em 24 de janeiro de 2019 e, em 31 de janeiro de 2019, o token foi lançado com oito comerciantes facilitando as conversões de Bitcoin em wBTC. Comerciantes adicionais seguiram depois disso.

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *