Segurança Digital — Como Se Prevenir de Fraudes

Com a popularização das transações financeiras via internet, é essencial adotar medidas de segurança digital. Assim, você consegue se prevenir de fraudes e evitar que seus dados caiam nas mãos de hackers e ladrões virtuais.

Confira algumas dicas de como lidar com esse problema!

Conheça medidas de segurança digital

Assim como a internet facilitou a realização de inúmeras atividades corriqueiras para os usuários, ela também aumentou as possibilidades de crimes, que são praticados pelo meio virtual. Portanto, cabe aos internautas se precaver para não cair em golpes ou ter sua privacidade violada.

Além das recomendações gerais, como não abrir e-mails suspeitos, não baixar arquivos com procedência duvidosa e criar senhas fortes para suas contas, existem outras ações que podem ser tomadas. Veja algumas delas:

Tenha um antivírus

Softwares antivírus são responsáveis por detectar a ação de malwares e ações de invasores em seu computador. Possuir um bom programa de proteção é essencial para que, caso baixe algum arquivo comprometido, seja possível eliminá-lo antes dele percorrer os seus dados.

Acesse páginas com certificado de segurança

Os navegadores criaram dispositivos de identificação de páginas da web que são seguras ou não. Ao acessar sites, verifique se no canto esquerdo da URL aparece um cadeado. Ele indica que seus dados estão protegidos e que não há risco de acessá-la.

Não forneça dados a qualquer site

Ainda que a navegação seja segura, quando se trata de fazer transações monetárias é preciso verificar se aquele site realmente é confiável. Busque avaliações de outras pessoas que já fizeram compras por meio dele e busque certificados que atestam que as informações bancárias permanecerão sigilosas.

Cuidados ao comprar criptomoedas

A segurança digital é um ponto essencial para quem faz o trade de criptomoedas. Afinal, toda a movimentação é feita pela internet e existem golpes especializados em atacar investidores. Existem duas ações importantes nessa questão:

  • comprar e vender por meio de uma corretora: a exchange irá garantir que a transação seja efetivada de forma válida e segura, evitando a obtenção de moedas sem valor ou fazer uma venda falsa;
  • carteira: a escolha de uma boa carteira de criptomoedas impede a invasão de hackers. Ela funciona por meio de um software instalado na máquina e armazena os dados dos seus investimentos.

Agora que conhece algumas ações de segurança digital para evitar fraudes, encontre mais dicas no blog da NovaDAX!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *