Riscos de Investimentos — Como Se Preparar para o Pior Cenário

Quando uma pessoa decide entrar no mercado financeiro, ela está esperando tirar proveito das melhores oportunidades e fazer seus rendimentos aumentarem. Porém, nem sempre isso acontece. Existem riscos de investimentos que precisam ser olhados com atenção para evitar grandes perdas.

Confira o que pode afetar nos seus ativos e como se preparar para momentos de recessão econômica!

Como se preparar para os riscos de investimentos?

O mercado financeiro não é estável e sempre está sujeito a mudanças de comportamento. Mesmo pessoas com um perfil de investimento mais conservador que apostam em ativos que sofrem menos com esse tipo de problema estão sujeitas a passar por situações mais complicadas.

Então, como identificar os riscos de investimentos e se preparar para cenários ruins? Veja só essas dicas!

Diversifique investimentos

Uma vez que você entende que todos os ativos estão sujeitos a passar por etapas turbulentas, é preciso saber que uma das principais formas de se blindar de uma desvalorização brusca é apostando na diversificação de investimentos.

Isso porque, ao concentrar todo o seu dinheiro em uma única categoria, caso haja uma crise naquele setor tudo o que foi investido pode acabar sendo perdido.

Então, busque variar: se você já investe no Tesouro Direto ou no mercado de ações, por que não comprar algumas criptomoedas para testar novas formas de aumentar seus rendimentos?

Acompanhe o mercado

Esteja sempre atento para os sinais que os demais investidores podem estar tentando te passar. Faça análises utilizando indicadores econômicos e leituras de gráficos

A ideia é que, com essas ações, você consiga entender para que lado o ativo está caminhando. Inclusive, dessa maneira também é possível identificar quando há uma reversão de tendência se aproximando.

Atualize-se com notícias

Um projeto de lei, uma fala de uma personalidade importante no meio, a escassez de alguma matéria prima, um descobrimento novo ou mesmo a situação econômica do país — não só o Brasil, mas também outros lugares que sejam importantes para o seu investimento — podem influenciar.

Aliás, muitas dessas ações podem ter impactos quase instantâneos. Ao investir, é sempre importante ter ciência dos riscos para, então, escolher os ativos e as quantias a serem colocadas com sabedoria. 

Entendeu como se preparar para os riscos de investimentos? Continue lendo o blog da NovaDAX para mais dicas!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *