32. Reversao de Tendencia

Reversão de Tendência — Como Identificá-las e Melhorar a sua Estratégia

Quando se fala em aprender a analisar as movimentações do mercado para entender o melhor momento de comprar ou vender seus ativos, o ponto principal que deve ser compreendido é a identificação de uma reversão de tendência. Afinal, encontrar esse momento é uma ótima forma de garantir bons rendimentos.

Conheça algumas formas de fazer isso e ter sucesso com os seus investimentos!

O que é uma reversão de tendência?

Uma reversão de tendência, como o próprio nome sugere, acontece quando um ativo, que estava caminhando em uma direção já há algum tempo, deixa de seguir daquela forma e passa a ir ao sentido contrário. Ou seja, se ele estivesse em alta, a partir de determinado momento ele começaria a cair. 

Ao analisar o gráfico, ela é marcada pelo ponto exato onde acontece essa troca. No dia seguinte, o novo padrão passa a ser o inverso do comportamento anterior e só irá mudar caso haja uma outra virada, voltará a seguir o percurso anterior.

É por conta disso que é importante saber identificar quando isso vai acontecer: um investidor que prevê que haverá uma queda poderá vender ainda em por um preço mais alto para não sofrer com a desvalorização. O mesmo vale para a situação inversa: ao perceber uma alta se aproximando, compra por uma quantia mais baixa para aumentar os rendimentos.

Como identificar uma reversão de tendência?

Considerando que muitos ativos, como é o caso das criptomoedas, sofrem com bastante oscilação, como é possível saber se realmente há uma reversão de tendência, ou se trata de apenas uma breve flutuação do mercado?

Uma dica é saber encontrar as linhas de suporte e resistência. Sabendo qual é o ponto máximo e mínimo onde chega o valor, é possível mapear quando o seu investimento furar essa barreira e forma um doji, por exemplo.

Outro ponto muito importante é analisar usando diferentes indicadores. A previsão de tendências não é absoluta e é preciso avaliar com diferentes teorias para saber se, realmente, vale a pena comprar ou vender.

Por fim, tenha em mente que existem muitos aspectos que influenciam na cotação. Busque notícias sobre o segmento, economia local e mundial, legislação, personalidades do meio ou mesmo política para entender se existe algo que possa estar indicando uma possível mudança no comportamento do mercado.

Gostou de saber como identificar uma reversão de tendência? Continue lendo o blog da NovaDAX para investir da forma certa!

IMG 8814

Compartilhe