reserva de emergência

Reserva de emergência: saiba o que é e como criar a sua

A reserva de emergência é uma espécie de fundo monetário organizado pelo próprio indivíduo. A ideia é que esse dinheiro só seja usado para urgências. Guardar essa quantia é muito importante para evitar imprevistos.

É importante criar um fundo de emergência suficiente, com uma quantia segura para você e sua família usarem quando for necessário. Continue a leitura deste artigo para entender sobre o assunto.

O que é a reserva de emergência?

Antes de calcular a quantia ideal para compor o fundo, é importante entender o que é reserva de emergência. Trata-se de uma economia que não tem uma finalidade específica pré-determinada. Ela serve para cobrir gastos não planejados, relacionados a ocasionalidades comuns do cotidiano.

Na hora de organizar suas finanças, é essencial guardar dinheiro e construir uma reserva de emergência. Considere guardar uma parte do seu salário mensalmente para esse fim.

É fundamental estar sempre um passo à frente e reservar dinheiro para emergências. Esse hábito ainda não é muito comum entre os brasileiros. Por isso, frequentemente, muitas pessoas ficam endividadas.

A reserva emergencial pode ser utilizada para despesas médicas (que podem aparecer a qualquer momento) e outras situações:

  • reformas em casa por questões de segurança;
  • multas de trânsito;
  • manutenções do veículo pessoal (carro, moto, etc);
  • emissão de documentos;
  • gastos com a saúde de animais de estimação.

Por que fazer uma reserva de emergência?

Muito mais que um simples depósito, a reserva de emergência é um investimento de curto prazo, uma vez que a expectativa é utilizá-la quando for necessário. É fundamental economizar dinheiro todos os meses para alimentar esse fundo ao longo do tempo.

Imagine que você é bem organizado financeiramente: paga as contas em dia, não acumula dívidas e só gasta o seu orçamento. Porém, você sente liberdade para gastar o dinheiro que sobra com vontades pessoais. Ninguém deve se privar de realizar alguns desejos, mas o que acontece se ocorrer alguma urgência?

Com o que vai pagar pelo conserto de um cano estourado em sua casa, por exemplo, sendo que não fez uma reserva de emergência com o dinheiro que sobrou? Essa é apenas uma situação hipotética para ilustrar a necessidade de guardar dinheiro para situações extremas, que exigem ações imediatas.

Como calcular o fundo emergencial?

Você já sabe o que é a reserva de emergência e por que ela é importante. Agora, é hora de aprender como calcular o valor total desse fundo. Ao fazer o planejamento financeiro da sua família, anotando gastos essenciais e extraordinários, você tem noção dos gastos fixos mensais da casa.

Para garantir a segurança financeira, é recomendado que a reserva corresponda ao valor dos custos fixos de seis meses da casa. Em alguns casos, dependendo da organização familiar, essa quantidade pode ser equivalente aos custos fixos de 12 meses.

A regra 50/30/20 costuma ser muito utilizada para economizar. Segundo essa técnica, 50% da renda deve ser destinada às despesas fixas (gastos básicos), 30% às despesas variáveis (gastos supérfluos) e 20% à reserva de emergência.

reserva de emergência

Como montar uma reserva de emergência?

Talvez, você esteja se perguntando onde deixar a reserva de emergência. Afinal, o dinheiro ficará “parado”, então vale pensar em uma forma de gerar rentabilidade.

O ideal é aplicar essa quantia em um ativo que permita o resgate facilitado e tenha o máximo de liquidez possível. Investimentos de baixo risco e renda fixa são os mais indicados.

Algumas opções de aplicações para seu fundo de emergência são: Tesouro Direto Selic, CDBs de liquidez diária e investimentos em renda fixa. Lembre-se: você só deve acessar a quantia quando houver algum imprevisto. Portanto, tenha autodisciplina para não fazer resgates desnecessários.

Após entender a importância de juntar uma quantia para emergências, é essencial saber como fazer isso de forma correta. Confira algumas dicas.

Adapte a quantia de acordo com a sua realidade

Não existe um investimento mínimo para a sua reserva de emergência. O ideal é adaptar a quantia de acordo com a realidade das suas finanças e entender quanto é possível separar sem prejudicar o orçamento.

Faça aportes mensais

Os aportes mensais são os depósitos que você faz após receber seu salário. É preciso mantê-los rigorosamente, mês após mês. Afinal, se você juntar dinheiro em um período, mas não no outro, nunca conseguirá criar um fundo para urgências, já que a quantia será muito baixa.

Considere investimentos mais arrojados

Apesar de ser muito popular no Brasil, a poupança não é tão vantajosa para juntar dinheiro, uma vez que o rendimento é muito baixo. Considere investir em algo mais rentável para fazer o dinheiro trabalhar por você: que tal comprar criptomoedas para ter vantagens sobre a cotação?

Aprenda mais sobre finanças no blog da NovaDAX!

No blog da NovaDAX, você acompanha todas as tendências do mercado financeiro. Agora que já sabe como fazer sua reserva de emergência, continue navegando pelos conteúdos para saber muito mais sobre finanças e investimentos em criptomoedas!

Compartilhe