9. Pullback

Pullback — O Que É e Como Identificá-lo

Quem está no mundo dos investimentos sabe que é preciso estar sempre atento ao comportamento dos ativos financeiros, para evitar a perda por eventuais quedas, ou deixar passar ótimas oportunidades de lucrar. Um dos indicadores que podem ajudar na análise de mercado é o pullback.

Se você ainda não conhece este conceito, veja só estas dicas que a NovaDAX selecionou para te auxiliar!

O que é Pullback?

O indicador pullback é uma das principais formas de observar os movimentos dos ativos que estão presentes no mercado de ações. Os investidores que apostam em ativos decurto prazo precisam estar por dentro dessa estratégia, já que ela ajuda a avaliar qual é o melhor momento de comprar e vender.

É possível visualizá-lo quando, ao analisar a Bolsa de Valores, você percebe um movimento de reversão em relação à tendência que se formava. É desse movimento, inclusive, que vem o seu nome: o termo “pullback” significa, em inglês, “puxar”.

Entenda como utilizar o pullback em seus investimentos

Apesar do pullback ser uma reversão à tendência, é preciso deixar claro que ele não é a mesma coisa que o chamado movimento de reversão em gráficos financeiros. A diferença entre ambos se dá no seguinte fato:

  • pullback: contraria a tendência dentro do mesmo período, sem sofrer as correções. Por ser em um curto período, ele retornará ao caminho que estava trilhando anteriormente;
  • reversão: é um movimento a médio e longo prazo, de modo que pode abandonar a tendência anterior. Uma ótima forma de analisá-lo é por meio das ondas de Elliott.

Portanto, a melhor forma de utilizar este indicador a seu favor é, antes de tudo, conhecer o mercado. Estude o ativo que você investe e entenda qual a tendência do momento. Dessa forma, quando avaliar que ela pode estar sendo revertida, você conseguirá usar esse curto espaço de tempo para obter lucros.

Por exemplo: se ele estava em alta já há algum tempo e você percebe que, no meio do dia, que ele sofreu uma pequena queda e todos os indicadores apontam que voltará a crescer, aproveite esta lacuna para comprar mais. Por outro lado, se estiver em queda e apontar para cima, faça a venda e garanta o seu lucro.

Agora que já sabe o que é pullback e como identificar quando ele acontece em seus investimentos, continue lendo o blog da NovaDAX!

Compartilhe