SEO 70

Order Book — O Que É e Como Funciona o Livro de Ofertas

Conhecer o funcionamento do order book é importante para qualquer investidor. Afinal,  essa ferramenta pode ser muito útil na hora de decidir quais transações devem ser feitas e quais as principais tendências de mercado para o período analisado.

Quer entender melhor o que é e como funciona o livro de ofertas? Então veja só as dicas que a NovaDAX selecionou para você!

O que é order book?

O order book — ou livro de ofertas, em português — é uma ferramenta muito utilizada para fazer investimentos, uma vez que auxilia na análise técnica das ações. É bastante simples, pois se trata de uma lista das ordens de compra e venda que o mercado apresenta no momento.

Recebeu esse nome porque, no surgimento do mercado de ações e da Bolsa de Valores, não existiam computadores ou aparelhos eletrônicos que pudessem registrar essas transações. Assim, era necessário contar com um profissional que marcasse em um caderno todos os interesses. 

Mesmo com o advento de equipamentos tecnológicos, a análise desses dados continuou sendo útil e, agora, tem um acesso muito mais fácil para quem se interessa por determinados ativos.

Como funciona o livro de ofertas?

Analisar o order book é importante. Principalmente para quem adota a prática de tape reading — técnica que permite a visualização do panorama geral das tendências para realizar operações de day trade.

Ele funciona em quatro colunas:

  • preço: taxa definida para que a intenção de compra seja efetivada;
  • contagem: número de transações que estão aguardando finalização;
  • valor: total das ordens que definiram o mesmo preço;
  • total: soma de todas as ordens.

É preciso ter em mente que não é recomendável utilizar apenas essa ferramenta para conhecer o mercado, uma vez que ela não mostra o panorama total. Inclusive, é possível que algumas ordens fiquem “escondidas” e não apareçam nos registros. Isso porque existem duas personas envolvidas:

  • takers: executam ordens já existentes de modo imediato e não registrado;
  • makers: realizam as ordens que aparecem no order book, mas demoram a agir, pois ficam à espera do surgimento de um taker.

Porém, as ordens são executadas de acordo com a posição da lista. Se você deseja de esconder as suas intenções do mercado, saiba que ficará no final.

Gostou de saber o que é e como funciona order book? Então não deixe de ler mais artigos como esse aqui no blog da NovaDAX!

Compartilhe