O que é spread?

Se você já teve alguma experiência em negociação de criptomoedas, ações ou qualquer outro ativo através de uma corretora ou bolsa de valores, muito provavelmente já ouviu falar em “spread” de preço.

Para quem deseja aprofundar conhecimentos sobre o mercado para gerenciar investimentos de forma mais inteligente e obter resultados mais lucrativos entender a usabilidade do spread pode ter um impacto bastante significativo.

Neste artigo vamos explicar  o que é spread, como ele funciona e por que ele é tão importante para o mercado de ativos digitais.

O que é spread? 

Falando de maneira simples, o spread nada mais é que a diferença entre o maior preço das ordens de compra e o menor preço das ordens de venda de uma criptomoeda em uma determinada corretora. Essa lacuna se forma devido as expectativas diferentes dos compradores e vendedores, sendo que os vendedores sempre desejam vender o mais alto possível e os compradores sempre buscam o preço de compra mais baixo possível.

É por isso que, a qualquer momento, o preço que você pode comprar (indicando que alguém está vendendo para você a esse preço) é sempre maior do que o preço em que você pode vender imediatamente (indicando que há um comprador do lado oposto, disposto a comprar a esse preço).

Quais fatores podem impactar o spread? 

Como explicado acima, o spread é o resultado entre demandas e ofertas. Se o spread for muito pequeno, os preços de compra e de venda estão muito próximos, indicando um consenso entre compradores e vendedores sobre quanto está valendo o ativo. Se o spread for muito grande, as expetativas sobre o mercado entre os dois lados podem estar bastante distintas.

 

O spread pode ser impactado por seguintes fatores:

  1. Liquidez: quanto mais liquidez tiver um ativo, menor o spread será.
  2. Volume negociado: quanto maior o volume negociado de uma criptomoeda, menor o spread ficará.
  3. Volatilidade do mercado: normalmente quanto maior a volatilidade o ativo receber, maior o spread ficará.

 

Você pode consultar o spread do Bitcoin em tempo real no portal  “Cointrader Monitor” https://www.cointradermonitor.com/arbitragem.

Geralmente NovaDAX  possui um alto volume de negociação enquanto oferece um dos menores spread em comparação com outras exchanges brasileiras como você pode observar na imagem abaixo:

Então, por que isso pode ser vantajoso para você?

Como apontado acima, a liquidez e o spread são os termos extremamente ligados. Quando uma exchange como a NovaDAX oferece um spread relativamente baixo, você terá uma maior oportunidade de ter ordens executadas, isto é, uma alta liquidez. Isso pode ser significativo para quem faz arbitragem entre diferentes exchanges ou até entre diferentes pares de criptos na mesma exchange. Uma maior liquidez vai garantir que suas ordens sejam executadas em menos tempo e assim ajuda você a aproveitar as oportunidades pontuais do mercado

Vantagens das taxas na NovaDAX 

Além do menor spread dos preços que a plataforma se dedica a proporcionar ao mercado brasileiro, a NovaDAX oferece taxas especiais com nosso programa de vantagens “Novawards”, com taxas reduzidas a partir de 0,7% nas negociações e 0,5% +R$ 8,9 em saques de reais.

Se você ainda não conhece o Novawards, dê uma olhada no nosso recente post “Taxas NovaDAX: Tudo o que você precisa saber!”

Com ele, quanto mais você negociar na plataforma, mais você ganha em pontos NovaDAX para resgatar em qualquer momento as taxas desejadas.

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas