trader banner 画板 1

O Mercado Está Mostrando Sinais de Reversão, Ou é Uma Armadilha?

trader banner3 03

Não é novidade para ninguém que desde o final de 2017 estamos em uma das piores eras para o mercado de criptomoedas. Medos, incertezas e dúvidas, o famoso FUD (leia mais sobre termos cripto aqui), tomaram conta da grande maioria dos cripto-investidores desde a gigantesca queda em 2018 e a estagnação do mercado desde então.

图片1 1
Queda no início de 2017, e mercado estagnado desde então. Fonte: coinmarketcap.com

Neste último ano fomos bombardeados com notícias confusas sobre regulamentação de criptmoedas, países banindo Bitcoin, rumores sobre Nasdaq e Bolsa de Valores adotando criptos, e vários outros rumores que nunca confirmaram 100% uma alta ou baixa dos preços.

Adoção a Todo Vapor

Após um longo ano cheio de incertezas, tudo indica que agora estamos lentamente entrando num cenário BULL: a confiança dos investidores parece estar ganhando força uma outra vez e o sentimento geral é de crescimento orgânico nos próximos meses.

Um dos grandes indicadores da reversão deste mercado de baixa é adoção das criptomoedas (e da tecnologia blockchain) por grandes companhias internacionais e nomes famosos de investimento mundial. Bancos e insituições financeiras sempre foram abertamente contra o Bitcoin e outras criptos; o próprio presidente da JPMorgan (uma das mais famosas instituições financeiras do mundo) disse, em 2017, que o Bitcoin era uma fraude; para a surpresa de todos, a mesma instituição anunciou que lançará uma criptomoeda própria em Fevereiro deste ano.

Outro grande exemplo de adoção é o Ethereum: mais da metade das companhias bilionárias da lista Forbes estão construindo aplicações e softwares na rede Ethereum, como relatado pelo site InvestInBlockchain (artigo em inglês). Empresas como Microsoft, Intel, Accenture, Santander e Itaú são alguns dos nomes envolvidos na Enterprise Ethereum Alliance, uma iniciativa global para a criação de padrões no desenvolvimento de aplicações blockchain.

图片2 1
A EEA reúne os maiores nomes da tecnologia e instituições financeiras do mundo. Fonte: entethalliance.org

A Alta no Volume de Transações

Existe também um grande indicador do interesse de investidores nas criptomoedas: o volume de transações. Quando o mercado se encontra em baixa, o interesse de investidores diminui, acompanhado pelo medo de participar de um mercado com possibilidades de perda de dinheiro. Quanto menor o volume de transações, maior é a estagnação do mercado por inteiro.

Felizmente, estamos vendo um crescimento cada vez maior do volume diário de transações de criptomoedas. No dia 3 de Abril de 2019, mais de 86 bilhões de dólares foram transacionados em criptomoedas em 1 só dia. Desde Janeiro deste ano o volume mensal também têm crescido constantemente e, no momento de escrita deste artigo, o mês de Abril alcançou o maior volume de transações de criptomoedas desde 2013. É oficialmente o maior volume já visto até agora.

图片3
Abril-2019 tem o maior volume de transações já visto no mercado cripto. Fonte: coincheckup.com

O gráfico acima mostra que o interesse de investidores nas criptomoedas está renovado e com força total, o que é um grande indicador de um mercado prestes a ver ainda mais crescimento num futuro próximo.

Todos os Sinais Apontam para Alta?

Mesmo com estes indicadores óbvios do renovado interesse no mercado cripto, não devemos esquecer que ainda se trata de um mercado de risco para especulação. Pesquisas apontam para a possibilidade do mercado cripto ser altamente manipulável, como o estudo feito pela Universidade do Texas sobre a falsa alta do Bitcoin em 2017 (em inglês); mesmo naquele momento, todos os sinais apontavam para um futuro brilhante para as criptomoedas, previsões falavam sobre o preço alcançar mirabolantes 1 milhão de dólares por moeda. Contra todas as expectativas, o preço despencou.

Porém, o mercado cripto atualmente está mais maduro. A adoção das criptomoedas por grandes empresas internacionais traz consigo credibilidade e confiança; o alto volume de transações dificulta a manipulação; e o boom das falsas ICOs e scams milionários parece estar com os dias contados.

Provavelmente não veremos um crescimento meteórico como aconteceu em Dezembro de 2017, quando o preço do Bitcoin subiu de 7 mil para mais de 20 mil dólares em menos de 1 mês. Mas este é um ótimo sinal: um crescimento lento e orgânico mostra mais segurança e um interesse real de grandes investidores.

Talvez seja finalmente o momento de reconstruir nossa esperança no futuro das criptomoedas. A espera é longa e nem sempre fácil, mas paciência geralmente é bem recompensada. Ao infinito e além!

1*wXtOe4oZer1EP83ufFzLfA
Por Juarez Weiss, usuário da NovaDAX, tradutor de ICOs e projetos Blockchain e administrador do Criptomoedas Brasil
1* zwfOeUqhSNXUdCEsNr6LA

 Qualquer dúvida sobre o uso da nossa plataforma, entre em contato conosco por e-mail ou mídia sociais.

a678c 17zf08mvyhzr909d5pwovba

Compartilhe