Investimento Ativo e Passivo: Quais as Vantagens de Cada Um

Saber a diferença entre investimento ativo e passivo é essencial para entender qual o tipo mais apropriado para o seu estilo. Afinal, o mercado financeiro conta com muitas opções e, nem sempre, o investidor consegue se adaptar a todas elas.

Entenda melhor como funciona essa divisão e as vantagens e desvantagens de cada um!

Investimento ativo e passivo: como funciona?

A definição mais aceita de investimento ativo e passivo é encontrada no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, do estadunidense Robert Kiyosaki. Para ele, é essencial saber a diferença dos dois para ter a possibilidade de encontrar a forma certa de gerar rendimentos para o seu dinheiro.

Segundo o best-seller, a divisão funciona da seguinte forma:

  • ativo: tudo aquilo que, ao investir, gerará apenas ganhos. Ou seja, é uma ótima fonte de renda para quem deseja aumentar o seu poder aquisitivo;
  • passivo: investimentos que irão, sim, gerar rendimentos, mas também poderão criar algumas despesas para poder mantê-los.

A forma mais simples de entender essa comparação é pensando na compra de um imóvel. Essa ação, por si só, é considerada passiva, já que você terá gastos com manutenção mensalmente. 

Porém, se você usar esse espaço para aluguel, ele passa a ser considerado um ativo. Isso porque os gastos serão supridos pelo valor cobrado, haverá renda mensal extra e, ainda, com o tempo, se quiser vender poderá se beneficiar da valorização.

Entre outros tipos de investimentos ativos estão o mercado de ações e a compra de criptomoedas.

Quais as vantagens e desvantagens?

Quando se trata de escolher sua modalidade de investimento, é preciso não apenas saber sua definição conceitual, mas também analisar as vantagens e desvantagens. 

Algumas delas são:

Risco

Independentemente da sua escolha, os benefícios estão diretamente ligados ao seu perfil de investidor. Ou seja: se você é iniciante ou tem práticas mais conservadoras, o passivo é uma ótima escolha até se acostumar com as técnicas de investimento, pois possui menor risco.

Por outro lado, pessoas experientes ou que apostam em riscos podem testar diferentes ativos e participar de negociações mais arriscadas.

Retorno de renda

Considerando que os passivos também geram gastos, os seus rendimentos poderão ter um valor reduzido. No caso dos ativos, esse não é um problema, pois é capaz de gerar maior liquidez sem que seja preciso deduzir alguma despesa.

Gostou de saber o que é e as vantagens de investimento ativo e passivo? Continue lendo o blog da NovaDAX para encontrar mais dicas!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *