Frame 16

Independência Financeira: 3 Passos Para Você Conquistar a Sua

Conquistar a independência financeira é um grande sonho para aqueles que desejam viver confortavelmente e fazer planos para o futuro. Entretanto, nem todos conseguem de primeira se organizar para atingir essa autonomia econômica.

Veja alguns passos que são essenciais para cumprir esse objetivo!

Como conquistar a independência financeira?

A independência financeira não se trata apenas de não precisar de outra pessoa para ajudar com as despesas, mas também de ter uma segurança econômica estável o suficiente para não passar apertos, levar uma vida mais confortável e se planejar para realizar sonhos no futuro.

As principais ações para alcançar esse objetivo são:

1. Controle de gastos

Já parou para pensar que a dificuldade em ter essa estabilidade está na falta de controle de gastos? O uso deliberado e sem consciência do seu salário pode causar diversos problemas financeiros, como o acúmulo de dívidas.

Então, o seu primeiro passo é fazer um mapeamento dos custos essenciais (contas a pagar, alimentação, etc) e entender qual o mínimo necessário por mês para que não falte nada.

Aqui, vale a pena fazer alguns cortes em itens desnecessários e que possam estar contribuindo para o estresse nas suas finanças. Por exemplo: será que usar carros de aplicativo todos os dias, mesmo que cada viagem seja “em conta”, não está prejudicando suas economias?

2. Planejamento com o seu dinheiro

Mesmo que você esteja gastando uma quantia que sobra todo mês, uma ótima ideia é planejar a forma como ele será usado. Isso evita que haja algum tipo de confusão e utilize mais do que deveria, assim como permite uma reserva de emergência.

Por exemplo: se quer comprar um celular e um computador, prefira fazer a aquisição de um de cada vez, dividindo em poucas parcelas, de acordo com o que cabe no seu orçamento. Quando acabar de pagar um, compre o outro.

3. Faça algum investimento

Uma maneira bastante inteligente de conquistar a independência financeira é fazendo com que o dinheiro trabalhe para você. Assim, além de apenas saber planejar os seus gastos, é possível fazer com que a quantia guardada se multiplique com o passar do tempo.

Pesquise as modalidades de investimento disponíveis e entenda qual o seu perfil de investidor. Assim, será mais fácil encontrar um ativo de sua preferência.

Agora que já entendeu como buscar sua independência financeira, continue lendo os artigos da NovaDAX para encontrar mais dicas!

IMG 8814

Compartilhe