Gestão de risco de crimes financeiros: uma visão global | NovaTalks 2021

Neste painel, conversamos com Andrew Brown, diretor de riscos(Chief Risk Officer) da NovaDAX, sobre Gestão de risco de crimes financeiros de um modo global. Leia as opiniões de Andrew, e para mais detalhes, confira o vídeo no nosso Canal de YouTube: NovaTalks 08 | Gestão de Riscos de Crimes Financeiros

O que significa Estratégia Global vs. Compliance Local?

Uma empresa global deve olhar para o ambiente (jurisdições, indústria, mercados, etc.) em que opera através de várias lentes (legislação, regulamentação, produto, cultura, etc.) e equilibrar os riscos a que está exposta com o seu imperativo comercial. Não há negócio sem risco.

As entidades regulamentadas localmente e alguns dos principais nomeados (diretores, MLRO, etc.) têm obrigações legais/regulamentares locais que necessariamente conflitam com políticas internas (globais). A política global deve, portanto, ser escrita para acomodar essa eventualidade (autorizações e escalada para dispensas, divergências, etc.).

Os requisitos locais podem significar divergências em relação a determinadas políticas internas e processos, mas não devem conduzir a uma falta de supervisão central ou a uma divergência não gerida em relação a decisões estratégicas. Tal como acontece com as políticas e processos de autorização e escalada, a documentação assegura que todos os cavalos puxam na mesma direcção, apesar de alguma liberdade no arnês.

A responsabilidade local é frequentemente mandatada, mas não deve ser confundida com autonomia.

Quais são os principais desafios de compliance para uma empresa que opera num ambiente “regulamentar” em evolução, com uma abordagem multi-jurisdicional?

• Construir e manter relações valiosas com parceiros regulados (bancos, PSP)

• Manter o ritmo com o ambiente de risco externo (quadros regulamentares, produtos, mercados, etc.). Coordenar respostas, gerir conflitos entre jurisdições, etc.

• Obter e manter autorizações regulamentares

• Educar a empresa sobre Governança, Risco, Compliance e Abordagem Baseada no Risco.

Qual é a diferença entre Crescimento(Growth) e Escala(Scaling)?

1. O Crescimento é linear e progressivo, pode ser previsto mas não garantido, é normalmente sobre receitas(ou outras métricas tradicionais de “sucesso” financeiro) pode parecer orgânico, embora reflita os recursos disponíveis, a dinâmica do mercado, o produto USP, etc. De certa forma, uma resposta ao sucesso, é cautelosamente otimista.

2. A Escala é preparação, trata-se de investimento e não precisa de estar ligada à métrica tradicional de sucesso. Não é linear, é escalonada.

O que é Governação integrada, Risco e Compliance?

Os controles estáticos podem ser desenvolvidos para permitir a uma empresa alcançar os seus objetivos e apoiar um status quo, mas serão um limite à ambição.

Para permitir a uma empresa escalar e atingir metas ambiciosas, os controles internos devem trabalhar em conjunto. Os controles devem ser dinâmicos e flexíveis, e precisam responder às mudanças sendo capazes de identificar e encontrar oportunidades, assim como resistir a ameaças emergentes.

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *