Gatilho da escassez

Gatilho da Escassez: Como Isso Influencia As Criptomoedas

No mercado de investimentos, existem algumas técnicas para fazer com que as pessoas se comportem de determinadas formas e acabem agindo de maneira que beneficie a movimentação e valorização de alguns ativos. É o caso do gatilho da escassez, que desperta a necessidade de comprar.

Quer entender como funciona? Então continue lendo este artigo da NovaDAX!

O que é gatilho da escassez?

O professor de Psicologia e Marketing Robert B. Cialdini se propôs a desvendar alguns mistérios do comportamento humano. Em seu best-seller “Armas da Persuasão”, desenvolveu uma pesquisa sobre o que chamou de “gatilhos mentais”.

Em seu estudo, apontou ao fato de que o cérebro humano é capaz de executar determinadas ações de acordo com o uso de técnicas de linguagem que o deixe condicionado a isso.

Junto a sua pesquisa, definiu seis dos principais mecanismos que conseguem influenciar a mente, sendo um deles o gatilho de escassez. 

Ele funciona da seguinte forma: o cérebro, ao entender que determinado bem é limitado, escasso e que poderá acabar de maneira rápida, passa a valorizá-lo mais. É por conta disso que recursos naturais que são difíceis de serem encontrados, como pedras preciosas, têm um alto preço.

Como a escassez influencia nas criptomoedas?

E o que o gatilho de escassez tem a ver com as criptomoedas? Tudo. 

Considerando que algo que está disponível para sempre e de forma ilimitada não terá tanto reconhecimento e valorização quanto bens que são limitados, foi preciso estabelecer um “fim” para as moedas digitais. Assim, os investidores poderiam ter comportamentos de consumo similares ao da compra de ouro, por exemplo. 

Para deixar da claro, vamos utilizar o caso do Bitcoin. O Whitepaper, documento que formaliza a criação, as características e normas dessa moeda, definiu que, ao todo, foram disponibilizadas um máximo de 21 milhões de tokens. 

Além disso, para fazer uma relação ainda mais próxima ao princípio de obtenção de recursos naturais, as criptomoedas não são simplesmente inseridas no mercado. 

É preciso que profissionais especializados façam uma varredura usando códigos para encontrar uma função hash e completar o blockchain. Inclusive, o ato de buscar novos tokens das moedas é chamado de mineração.

Por fim, para evitar que todos sejam encontrados de uma vez e frear o boom de valorização, a cada 210 mil moedas liberadas há um processo de halving, que diminui a recompensa para o minerador.

Gostou de saber como o gatilho da escassez influencia nas criptomoedas? Continue lendo a NovaDAX para mais dicas!

Compartilhe