Frame 24

Coppock Curve: Saiba Como Utilizar o Indicador nas Suas Estratégias

Usar indicadores de movimentação das ações é essencial para definir suas estratégias de investimento. Isso porque esses números mostram as principais tendências do mercado, sendo mais fácil identificar se é um bom ou mau momento para comprar e vender. Se você está buscando uma nova técnica de análise, conheça a Coppock Curve.

Continue lendo para saber como funciona!

O que é a Coppock Curve?

A Coppock Curve é um conceito desenvolvido pelo economista Edwin Coppock na década de 1960. A teoria foi divulgada pela primeira vez em 1962 pela revista Barron’s Magazine, que faz parte da Dow Jones & Company, uma das principais publicações de Wall Street.

Um ponto interessante de ressaltar é que a técnica foi desenvolvida com base no ciclo natural dos seres humanos: o nascimento, as experiências de vida, morte e luto dos que ficaram, até começar novamente. Então, o economista resolveu dividir as movimentações do mercado que tendiam para o crescimento como “vida”, e as quedas como “morte”.

Seu objetivo era entender quanto tempo as pessoas passavam de “luto” antes de voltar a viver normalmente, ou seja, comprar mais ações e fazer com que elas cresçam de novo. De fato, o economista verificou com bispos para entender a duração desse período e chegou à conclusão que variava de 11 a 14 meses. 

Usando esse conceito, o calendário começou a surtir efeito, fazendo previsões certeiras para os investidores. Devido ao sucesso da estratégia, inclusive, a Associação de Técnicos de Mercado (MTA) deu um prêmio a Coppock em 1989.

Hoje, pode ser usado para investir em diferentes tipos de ativos, inclusive para a compra de criptomoedas.

Como fazer a análise?

A ideia desse indicador é fazer análises mensais para a movimentação de ações em longo prazo, embora também possa ser utilizado dentro de outros períodos mais curtos. Ou seja, funciona de forma similar ao Momentum, que tem como objetivo mostrar a progressão do ativo conforme passou o tempo.

O parâmetro é o eixo 0. A oscilação da linha para cima e para baixo é o que irá definir se há sinal de compra ou de venda. Já para os cálculos, são usadas três variáveis:

  • média ponderada (WMA) de 10 períodos;
  • taxa de mudança (ROC) de período longo (14);
  • taxa de mudança (ROC) de período curto.

A fórmula utilizada é:

Coppock Curve = WMA[10] de (ROC[14] + ROC[11]).

Agora que já conhece a Coppock Curve e como usá-la nas suas estratégias, continue lendo o blog da NovaDAX para mais dicas de indicadores de investimento!

Compartilhe