Controle de Gastos Pessoais — Como Fazer e Manter as Finanças Equilibradas

É comum haver dúvidas de como fazer o controle de gastos pessoais, já que o planejamento financeiro ainda é um tema que não é de fácil acesso a todos. Entretanto, buscar se informar sobre o assunto é primordial para lidar com o dinheiro de uma forma saudável.

Portanto, confira essas dicas práticas que serão muito úteis para organizar as suas finanças!

Entenda como manter o controle de gastos pessoais

Quem nunca gastou mais do que poderia em um mês sem ao menos perceber? Às vezes situações como essa são inevitáveis de acontecer, mas quando se torna algo recorrente é preciso analisar qual a melhor forma de resolver.

Ter o controle de gastos pessoais é essencial para evitar problemas com o dinheiro e dívidas que não seriam geradas se houvesse uma boa organização da vida financeira. Veja algumas técnicas de como tomar as rédeas da situação!

Anote seus gastos

Desde o pagamento da fatura do cartão de crédito a uma garrafinha de água em um dia ensolarado, é essencial que você faça o mapeamento de tudo o que está gastando.

Neste ponto, é preciso levar em consideração as seguintes questões:

  • você deve somar gasto por gasto diariamente;
  • caso saiba que vai ter um boleto para quitar em alguns dias, considere desde já aquele dinheiro reservado para isso.

Dessa forma, você consegue visualizar dia após dia como e com o quê o dinheiro está sendo descontado do seu salário, rendimentos extras e investimentos.

Aqui, é recomendável que utilize uma planilha que faz cálculos de forma automática. Além disso, ela permite que você separe os gastos por categorias e faça projeções para os meses seguintes. 

Economize antes de gastar

O controle de gastos é essencial para fazer planejamentos com o seu dinheiro. Isso porque, salvo em situações emergenciais, recomenda-se que você economize antes de fazer a compra de algo desejado.

Mesmo com as possibilidades de parcelamento, considere que adquirir um item pode esgotar a quantia mensal que você possui e, caso apareça alguma urgência, você não terá recursos para recorrer a não ser ultrapassar o limite do cartão. Assim, você irá pagar as faturas com juros e isso pode gerar uma bola de neve.

Inclusive, recomenda-se utilizar o mínimo de parcelas possível para que a compra seja quitada rapidamente. Ao invés de utilizar diretamente a opção de 12 vezes, olhe para os valores das parcelas e encontre um número de meses que caiba em seu orçamento.

Tenha uma reserva de emergência

Seja uma quantia na poupança ou alocada em investimentos, é muito importante buscar alternativas para ter uma renda extra que só deve ser usada em casos especiais. Considere comprar criptomoedas, por exemplo, para usufruir de seus rendimentos.Acesse a NovaDAX para descobrir como comprar e vender moedas digitais! Para mais dicas, continue lendo nosso blog.

https://www.novadax.com.br/app

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *