controle de gastos

Controle de gastos: saiba como manter o orçamento pessoal

O equilíbrio financeiro depende de uma série de fatores. Muitas pessoas têm a concepção errônea de que deixando de gastar dinheiro vão atingir a independência financeira que tanto almejam. No entanto, há uma diferença bem grande entre controle de gastos e corte em massa de despesas.

O controle de gastos pessoais está atrelado ao conhecimento das próprias despesas. Ele serve para organizar todas as entradas e saídas da carteira, permitindo uma análise detalhada da vida financeira a partir disso. Assim, você define as despesas essenciais e pode economizar ou criar uma reserva de emergência.

Pode-se dizer que o controle de gastos é apenas um passo para atingir o equilíbrio financeiro. Então, como fazê-lo? Quais são as melhores formas de organizar as despesas? A seguir, você confere algumas dicas que podem ajudar nesse processo para ter uma saúde financeira estável e atingir todas as suas metas!

Anote os gastos

“A principal dica para quem está começando um planejamento de gastos é mapear todas as despesas fixas mensais, assim como o valor disponível para pagamento dessas despesas. Esse é o pontapé inicial para construir um planejamento financeiro”, diz Giovana Simão, influenciadora cripto e fundadora da agência Allga.

Você precisa anotar os gastos variáveis e fixos com casa (conta de luz, água, gás, aluguel e internet), saúde, automóvel, lazer (ingressos de cinema, jogos de futebol e exposições) e eventos esporádicos (idas a bares, restaurantes e cafés).

O ideal é criar uma planilha organizada em categorias distintas para ter uma média de gastos por um determinado tempo. Esses registros devem ser feitos a cada 30 dias. Assim, na virada do mês, você tem uma noção do quanto precisa reservar para cobrir suas despesas.

Observe o que pode ser cortado

Ao registrar os gastos, é possível definir as necessidades financeiras a curto prazo, que se tornam prioridades. Com isso, segundo Giovana, a missão é identificar possíveis cortes de despesas não essenciais e utilizar os valores de maneira mais eficiente para gerar rendimentos, novas fontes de renda e patrimônio a longo prazo.

No entanto, isso não quer dizer que você precise abrir mão de todas as regalias e custos com lazer. Aqui, vai um exemplo: sabe aquela quantia mensal que você gasta com uma plataforma de streaming que nem usa? Que tal economizar esse dinheiro para criar um fundo emergencial ou assinar outro serviço mais interessante?

Aos poucos, você percebe cada vez mais despesas sem sentido que podem ser eliminadas da sua planilha de controle de gastos. Muitas delas podem parecer insignificantes quando observadas mensalmente, mas a longo prazo, podem render uma quantia extra para suas principais metas financeiras.

controle de gastos
controle de gastos

Antecipe situações críticas

Muito do que envolve o controle financeiro pessoal está relacionado a olhar para frente. Isso significa registrar os gastos para saber quanto precisa economizar para atingir um determinado objetivo no futuro. Tal projeção está ligada a outra característica do controle de gastos: a prevenção de situações complicadas.

Ao conhecer suas despesas fixas e variáveis, você sabe quanto pode gastar ao comprar um determinado produto, por exemplo. Se você pagar mais que o esperado, pode ficar em uma situação financeira crítica, sem dinheiro para arcar com os gastos cotidianos, enfrentando dívidas maiores.

Ao deparar-se com uma oferta de parcelamento ou pagamento em crédito, você deve contabilizar a despesa na sua planilha de controle de gastos. Com isso, você evita esgotar a quantia mensal separada para pagar as contas daquele determinado período e novas parcelas ou juros.

Crie uma reserva emergencial

Após anotar todos os gastos mensais, é importante montar uma reserva emergencial. Basicamente, esse fundo serve para situações extraordinárias, como despesas hospitalares, multas de trânsito, manutenções na casa ou no carro, acidentes com os animais de estimação, perda ou roubo de equipamentos eletrônicos, entre outras ocasionalidades.

Com essa reserva de emergência, dificilmente você passará pelo famoso “aperto” no fim do mês. Ela funciona como um investimento a curto prazo, pois o objetivo é usá-la a qualquer momento. Ainda assim, é importante ser bastante disciplinado para não desperdiçar o fundo em situações que não sejam emergenciais.

Essa economia é parte fundamental do seu planejamento financeiro. Especialistas indicam que ela corresponda ao valor de 6 meses dos gastos fixos. Então, suponha que você gaste um total de R$ 2.000 por mês com saúde, educação, aluguel, etc. Nesse caso, sua reserva precisa ser de R$ 12.000 para garantir bem-estar financeiro.

Reserve um valor para investimentos

Além de guardar dinheiro, você pode investir sem ter uma quantidade ideal ou pré-definida, já que cada pessoa possui um perfil diferente. De acordo com a influenciadora Giovana Simão, investimentos a longo prazo são importantes, pois costumam ter um risco muito menor que aqueles de curto prazo.

A dica da especialista é analisar e definir uma quantia aplicada em investimentos de longo, médio ou curto prazo, no controle de gastos. Para ter maior segurança, é essencial dedicar um tempo de estudo para entender qual é o seu perfil de investidor e quais aplicações podem ser feitas.

Confira outras dicas de planejamento financeiro no blog da NovaDAX!

Se você anotou as dicas de controle de gastos, de agora em diante, será mais fácil organizar as finanças na sua vida pessoal. No blog da NovaDAX, você confere muitas outras sugestões sobre planejamento financeiro e investimentos. Então, continue de olho nos conteúdos!

Compartilhe