Como Se Organizar Financeiramente? 3 Dicas Práticas

O controle de gastos deve ser uma preocupação de todos, já que isso é capaz de evitar dívidas e situações complicadas. Entretanto, saber como se organizar financeiramente pode ser complicado para quem nunca se educou sobre as possibilidades de gerenciamento do próprio dinheiro.

Portanto, a NovaDAX selecionou algumas dicas para colocar sua vida financeira nos trilhos!

3 dicas de como se organizar financeiramente

Se você já passou por alguma situação de “aperto” ou vive tentando juntar dinheiro para cumprir algum objetivo pessoal, sabia que reavaliar a forma de lidar com as suas finanças é a principal maneira de encontrar soluções sem passar por grandes esforços. 

Confira estas dicas de como se organizar financeiramente e tenha o controle sobre o seu próprio dinheiro!

1. Faça um mapeamento de todos os seus gastos atuais

Aqui, você deve selecionar absolutamente tudo que gera gasto para o seu bolso:

  • contas de consumo (água, luz, gás, internet, etc);
  • pagamentos fixos (aluguel ou condomínio);
  • dívidas (quitação de empréstimos, por exemplo);
  • em média, a quantia da fatura do cartão
  • serviços extras (cursos, academia e outros custos fixos).

Agora, some todas essas quantias. Assim, você descobrirá a média que necessita para cobrir todas as despesas fixas. Porém, considere que existem gastos extras com alimentação, transporte, saúde, etc. 

2. Entenda como se desfazer de despesas

Suponha que você fez todos os cálculos e descobriu que em todos os meses sobrarão aproximadamente R$200. Isso significa que esse é o máximo que deve ser gasto com itens pessoais. Porém, se a conta não fechou, é momento de reavaliar a forma como usa o seu dinheiro. 

Comece pela fatura do cartão: o que não precisaria ter sido comprado? Às vezes, deixar de usar carros de aplicativo ou optar por cozinhar ao invés de pedir comida pode fazer uma ótima economia.

Depois, entenda como reduzir contas de consumo: você demora muito tempo no banho? Deixa aparelhos e lâmpadas ligados sem necessidade? Comece repensar seus hábitos diários.

3. Não deixe dinheiro parado

Não é só porque o dinheiro sobrou que você precisa gastar em alguma compra. Entretanto, isso não significa deixar a quantia parada na conta ou na poupança. Que tal fazer com que essa quantia trabalhe por você e comece a gerar bons rendimentos?

Você pode começar a investir em Bitcoins ou outras criptomoedas que estão em alta no mercada, por exemplo!

Manter essas técnicas de como se organizar financeiramente por vários meses irá gerar resultados positivos! Para mais dicas, acompanhe blog da NovaDAX!

Compartilhar

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *