a4b7dde2b4ec17e3245d21068eea34e

Cuidado, saiba como identificar uma pirâmide financeira disfarçada de empresas de investimento de criptomoedas.

O rápido desenvolvimento do setor de blockchain e o aumento da popularidade do investimento em criptomoedas, em certo sentido, trazem novas “oportunidades” para quem tem má intenção e tem como objetivo enganar investidores com pouco conhecimento sobre o mercado que é relativamente novo..

Nos recentes contatos com nossos clientes, descobrimos que muitos já foram vítimas de esquemas de pirâmide envolvendo criptomoedas.

Se um investidor infelizmente caiu no golpe de pirâmide mascarado de compra de criptomoedas, sem dúvida nenhuma, a história acabará com a perda dos ativos.

Sendo assim, resolvemos preparar esse artigo sobre as principais caraterísticas envolvendo pirâmides financeiras e tentamos abordá-las com exemplos verdadeiros que ocorreram no Brasil.

Esperamos ajudar você sobre como identificar uma pirâmide financeira e evitar possíveis perdas!

O que é esquema de pirâmide financeira?

A pirâmide financeira muito se assemelha a ao esquema Ponzi.

Em 1919, um especulador italiano chamado Charles Ponzi executou uma das maiores fraudes da história: incentivou investidores a colocar dinheiro em uma empresa que nem existia de verdade com a promessa de entregar retornos altíssimos de 40% em apenas três meses. Ele pegou o dinheiro dos membros novos para compensar os mais antigos e assim, conseguiu atrair cada vez mais vítimas, sendo que os mais antigos receberam altos ganhos. Estima-se que mais de 30 mil pessoas caíram nessa fraude durante de sete meses.

Foi assim, que o golpe recebeu o nome de Esquema Ponzi, com as seguintes características encontradas:

Falta de algum produto comercializado, ou seja, a renda provém apenas das indicações de novos membros

Compensar os membros antigos com recursos dos novos

Sumir com o dinheiro das vítimas quando o fluxo de dinheiro acabar

Parece fácil identificar um esquema de pirâmide ou Ponzi, olhando os pontos revelados. No entanto, não é tão simples na vida real se proteger, uma vez que muitos são disfarçados de projetos normais de criptomoedas ou como empresas de investimento.

Como identificar o golpe de esquema de pirâmide no mundo cripto?

No mundo cripto, especificamente, algumas das características abaixo podem ser encontradas em diversos esquemas de pirâmide:

1.Documentação de desenvolvimento não encontrada no site

Normalmente o link da documentação de desenvolvimento é colocado em um lugar fácil de encontrar em qualquer site oficial de um projeto de criptomoeda. O tal também pode ser encontrado no site GitHub onde os códigos mostram o mecanismo do projeto de maneira mais transparente possível.

As principais exchanges também disponibilizam a documentação API em suas plataformas.

O golpe de pirâmide com criptomoedas coloca seu foco no processo de depósito, evitando expor o seu mecanismo e deixando seus códigos básicos inacessíveis.

2.Sistema de remuneração pela indicação de membros, pagando os antigos com dinheiro dos novos

A renda provém unicamente da indicação de novos investidores. Nesse sentido, o incentivo maior é para atrair mais pessoas e aumentar cada vez mais a pirâmide, ao invés de fazer investimentos verdadeiros.

3.Promessa de altos retornos com proposta de cuidar do ativo da vítima

A maior mentira cometida no esquema de pirâmide é oferecer para cuidar das criptomoedas das vítimas no módulo P2P, com a promessa de altos ganhos sobre os ativos investidos.

Quanto maior o retorno prometido que o restante do mercado, maior possibilidade de golpe de pirâmide. Assim que o fluxo de dinheiro do esquema ser interrompido e não conseguir sustentar mais a pirâmide, a tendência é que a empresa sumirá com todo o dinheiro das pessoas enganadas.

As maiores pirâmides relacionadas a criptomoedas do Brasil

Avalia-se que mais de 4 milhões de pessoas no Brasil já foram vítimas de golpes aplicados por pirâmides financeiras. Listamos algumas das principais no setor cripto já reveladas e que viraram notícias!

Negociecoins

Notícia relacionada:

https://livecoins.com.br/negociecoins-e-chamada-de-piramide-financeira-em-processo-judicial-de-r-700-mil/

Indeal

Notícia relacionada:

https://livecoins.com.br/operacao-da-pf-derruba-negocio-da-indeal/

https://livecoins.com.br/mpf-denuncia-15-pessoas-por-associacao-em-esquema-acusado-de-piramide-que-movimentou-r-1-bilhao/

Compartilhe