Frame 26

Carteira virtual: qual a diferença entre hot wallet e cold wallet?

Para garantir a segurança das suas criptos, a carteira virtual é extremamente importante. Embora muitos traders guardem seus ativos na corretora onde costumam fazer as negociações, há outras pessoas que preferem armazenar as criptas nas carteiras virtuais.

Caso você ainda não saiba o que é a carteira virtual e como ela funciona, este artigo será prefeito para você.

O que é a carteira virtual?

A carteira virtual é um software, cuja função é armazenar as chaves públicas e privadas relacionadas à blockchain das criptomoedas. Com ela, os traders podem fazer transferência e pagamento com seus bitcoins e altcoins.

Como a carteira virtual funciona?

A carteira virtual, na verdade, não guarda suas moedas digitais. Ao invés disso, guarda apenas os registros dos detalhes das transferências que você faz, incluindo o endereço de origem e de destino de cada uma delas.

Neste caso, o saldo da carteira sempre se atualiza logo que você faça uma transferência.

A carteira é importante porque guarda a chave privada, com a qual você pode fazer transações com suas criptos. Por isso, os traders devem sempre escolher carteiras seguras para não evitar a tragédia de perder ativos.

Dois tipos de carteira virtual: hot wallet e cold wallet

Normalmente, considera-se que há dois principais tipos de carteira virtual, a hot wallet (carteira quente) e a cold wallet (carteira fria). Como ambas são modalidades de carteiras digitais para armazenar criptomoeda, é preciso que os investidores estejam cientes das vantagens e desvantagens de cada uma para poder escolher.

Hot Wallet (Carteira Quente)

As “carteiras quentes” são  conectadas à internet. Normalmente podem ser instaladas no celular ou no computador. Com uma carteira virtual quente, você pode realizar trades de criptomoedas.

Cold Wallet (Carteira Fria)

No caso das “carteiras frias”, é possível traçar um paralelo com as poupanças. Por não estarem conectadas à internet, é preciso usar dispositivo físico, como pen drive, que será plugado ao computador quando for preciso usá-lo. Desta forma, é bem mais seguro, pois a invasão de hackers se torna mais difícil.

Compartilhe