SEO 57 Easy Resize.com

Bitcoin Pump e Dump — Saiba Como Funcionam Esses Esquemas

Muitos investidores buscam as melhores formas de conseguir valores mais vantajosos na hora de comprar ou vender. Entretanto, existem especialistas em aplicar golpes para fazer com que o preço seja manipulado para subir ou descer, de acordo com o seu desejo. O Bitcoin pump e dump se torna uma prática cada vez mais comum e, por isso, é importante tomar cuidado.

Veja só as principais características desse esquema e como identificá-lo!

O que é o Bitcoin Pump e Dump?

Existem muitos fatores que influenciam direta e indiretamente na cotação das criptomoedas. Um desses aspectos é a especulação financeira — ou seja, uma rede de notícias relacionados ao mercado, que podem aumentar ou diminuir o valor de determinados ativos. Sabendo disso, muitos golpistas começaram a aplicar o chamado Bitcoin pump e dump.

Essa técnica tem como objetivo soltar uma série de notícias falsas em forma de rumores que pareçam verdadeiros para, então, manipular o comportamento dos investidores e causar mudanças no valor da criptomoeda. 

Os golpistas se beneficiam dos artifícios das compras e vendas de pânico, causadas por um imediatismo impulsivo gerado pelos boatos. Desta forma, o Bitcoin pump e dump é dividido em duas vertentes diferentes:

  • pump: traduzido do inglês, significa “bombear”. Ou seja, é quando os rumores causam uma alta nos valores;
  • dump: a tradução é “jogar fora”, de forma que o efeito gerado pelas notícias falsas nos preços é a queda.

Os responsáveis pelo lançamento desses boatos sabem exatamente o que vão causar no mercado financeiro, de modo que já estão preparados para os seus efeitos. Aqueles que desejam inflar o valor aproveitam para comprar antecipadamente e, quando é gerado o bombardeamento, vendem a preços mais altos, gerando um maior lucro.

Por outro lado, os que querem causar a queda aguardam pela diminuição do preço para conseguir fazer as compras e estocar as suas carteiras.

Como não cair nesse golpe?

Essa é uma das fraudes mais difíceis de identificar e prevenir, uma vez que ela não atinge diretamente um investidor individual, pois seus efeitos são generalizados. 

A principal forma de evitar cair nesse golpe é não acompanhar sites ou fóruns que não sejam referência no mercado das criptomoedas. Antes de se render à transação por impulso, pesquise em fontes confiáveis se aquela informação pode ser confirmada. 

Gostou de entender como funciona o Bitcoin pump e dump? Então leia mais artigos sobre o mercado de criptomoedas no blog da NovaDAX!

Compartilhe