Você já ouviu falar do Bitcoin Halving? Esta é uma regra técnica que foi estabelecida na criação dessa criptomoeda e influencia diretamente no valor das recompensas...
o que e halving

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

ENTENDENDO CRIPTOMOEDAS

Entendendo criptomoedas é possível encontrar um mercado interessante e novo.
Afinal, a primeira moeda virtual, Bitcoin, só foi lançada em 2008, atraindo a atenção de vários investidores.

Semelhante ao dinheiro convencional, a moeda virtual é um ativo que não é emitido pelo governo e pode ser negociado sem nenhuma intermediação bancária. Isso porque todas as transações são criptografadas e asseguradas por um sistema de operação de compra e venda de criptomoedas. Veja mais detalhes a seguir.

Direto ao assunto:

Por que comprar criptomoedas

Quem não conhece o conceito de moeda virtual se surpreende quando está entendendo criptomoedas. Isso porque você encontra um universo financeiro que pode começar a fazer o seu dinheiro render, afinal, vai além das características de uma moeda física.

As criptomoedas podem ser usadas de três diferentes formas: meio de troca — o que facilita as operações comerciais —, reserva de valor — deixando o valor render, como ações da Bolsa de Valores (B3) — e, ainda, como uma unidade de conta, quando certos produtos são precificados tendo em conta o valor da moeda virtual.

Principais criptomoedas

Afinal, quais são os principais tipos de criptomoedas para começar a negociar? Além da mais famosa, o Bitcoin (BTC), ainda existem outras moedas digitais promissoras no mercado.

A lista de criptomoedas é grande — já é possível contabilizar mais de oito mil no mundo todo —, sendo que esse número só tende a aumentar com as descobertas constantes de novas moedas digitais.

O que são criptomoedas

Protegida e criada a partir de tecnologias avançadas, a criptomoeda é um dinheiro virtual que além de possuir valor no mercado, também apresenta outras funcionalidades. Afinal, é possível encontrar criptos que agem como sistema de antifraude ou até mesmo um software de armazenamento descentralizado.

Como uma alternativa interessante para diversificar a carteira de ativos, esse é um investimento que chama a atenção para investidores com perfis moderados e arrojados.

Valores das criptomoedas

Assim como outros investimentos, as moedas digitais estão sujeitas às oscilações do mercado e às mudanças econômicas do país. Por isso, um dos meios mais indicados para conferir os valores das criptomoedas é acompanhar as cotações de cada cripto.

Com o histórico completo de todas as moedas virtuais disponíveis para negociação, os gráficos da NovaDAX podem ser acompanhados em tempo real, ajudando o investidor a tomar decisões ágeis e assertivas.

NovaDAX na mídia

Leia mais sobre

Entenda o que é o blockchain

O blockchain é um espaço no qual ficam armazenadas todas as informações das transações com criptomoedas. Isso se deve ao fato de não haver nenhuma autoridade central para controlar as negociações, e é aí que entra esse “banco de dados”, registrando e validando as operações.

Uso para além do universo de criptomoedas, o blockchain é uma ferramenta muito útil, afinal, todos os seus dados são criptografados e descentralizados, dando maior segurança às informações.

Descubra o papel da mineração no mercado de criptos

A mineração é um processo comum ao começar a entrar no universo das criptomoedas, afinal, esse é o ato de registrar transações no blockchain. Assim, a cada novo bloco criado, o minerador ganha tokens — um registro que poderá ser trocado por um valor futuramente — de moedas virtuais.

Inclusive, minerar criptomoedas também pode ser associado ao todo de criar uma moeda virtual. Porém, esse não é um processo fácil, já que ele é executado por equipamentos sofisticados utilizando dados complexos.